O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoverá no próximo dia 10 de maio, na sede da entidade, em Brasília, o I Fórum de Infectologia da entidade, que vai debater a situação das doenças infecciosas no país. “Há uma perda de controle dessas enfermidades. Todos os indicativos demonstram que há uma piora nos números: a incidência da sífilis não para de crescer, assim como da AIDS entre os que têm 16 a 20 anos, além de números alarmantes nos casos de malária, febre amarela, tuberculose, lepra, dengue, zika e chicungunya”, adverte o coordenador da Câmara Técnica de Infectologia, Emmanuel Fortes.
Fortes acredita que o Fórum vai atrair um grande número de participantes, já que será a primeira atividade organizada pela Câmara Técnica de Infectologia, criada recentemente. “Há uma expectativa muito grande por esse debate, até porque o objetivo é que ao final do Fórum devem ser apresentadas propostas para o desenvolvimento de estratégias a serem defendidas pelo CFM perante as autoridades constituídas”, afirmou.
Programação – O I Fórum de Infectologia vai começar com a palestra “Panorama das doenças, epidemiologias e ações para seu controle”, a ser proferida pela coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki. Em seguida, será realizada a meda redonda “Estado atual da saúde pública no Brasil e das ações para o enfrentamento desses agravos”. Os palestrantes serão a diretora do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde (DEGEVS) do Ministério da Saúde, Sônia Brito, que falará sobre a “Organização normativa e estrutural do Sistema Único de Saúde (SUS)”; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, responsável pelo tema “O papel dos conselhos de saúde no enfrentamento desses agravos”; o ex-diretor de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Cláudio Maierovich Pessanha Henriques, que falará sobre uma “Visão Crítica ou histórica do enfrentamento das doenças negligenciadas”.
No horário da tarde, a mesa redonda “Riscos e desafios para a saúde pública brasileira” será dividida nos seguintes temas: “Riscos e desafios para a saúde pública e os reflexos sobre o enfrentamento das doenças negligenciadas”, que terá como palestrante o professor da Universidade Estadual de Campinas e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner de Sousa Campos; e “Como está e como assegurar a formação médica de qualidade para o enfrentamento das doenças negligenciadas no Brasil”, cuja palestra será dada pelo conselheiro federal Henrique Batista e Silva. Ao final do I Fórum será feita uma apresentação das perspectivas da Câmara Técnica de Infectologia do CFM.
As inscrições no encontro podem ser realizadas por meio do site Eventos CFM. Clique aqui para se inscrever no I Fórum de Infectologia do CFM.
I Fórum de Infectologia do Conselho Federal de Medicina
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR