O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) notificou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Caruaru – Ministro Fernando Lyra, esta semana, porque durante a fiscalização realizada no dia 23 de maio, a autarquia identificou que o número de agendamento para consultas ultrapassava o que determina a Resolução Cremepe Nº1/2005 necessitando, assim, a contratação de mais médicos para atender a população.
De acordo com a fiscalização estavam agendados 35 atendimentos ambulatoriais, por especialidade em cada turno, o que significa o dobro do que estabelece a normativa do Cremepe. “Para consultas ambulatoriais o limite é de até 14 pacientes, atendidos por médico, em 4(quatro) horas de jornada de trabalho, respeitando-se a decisão do médico de ultrapassar ocasionalmente este número de acordo com sua capacidade de trabalho, mas dentro dos ditames de padrões éticos”, determina a Resolução.
Há evidências que a situação se repete em outras UPAEs do Estado, por isso, todas serão fiscalizadas e se comprovado o Conselho notificará a unidade para o cumprimento da normativa.