Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, será realizado o I Simpósio da Liga Interdisciplinar de Genética Médica (LIGeM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O tema central do evento será “Desenvolvimento humano, defeitos congênitos e os efeitos embriofetais do consumo do álcool na gestação”. A atividade é aberta para estudantes de graduação e pós-graduação e para profissionais da Saúde. As inscrições estão abertas.
A temática foi selecionada pela proximidade do Dia Internacional de Prevenção do Uso de Álcool na Gestação (9 de setembro), e o Simpósio será um espaço para discutir o assunto que tem grande importância devido à prevalência do uso de álcool na gravidez e da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) no Brasil. De acordo com Amanda Rodrigues Vale, graduanda em Medicina da UFSCar e presidente da LIGeM, a prevalência da Síndrome na cidade de São Paulo é de 1,52 por mil nascidos vivos. Nos EUA, essa prevalência é de 0,2 a 1,5 por mil nascidos vivos. A estudante revela também que casos de crianças que foram expostas ao álcool na gestação e que não têm o quadro completo de SAF, embora possam apresentar alterações neurocomportamentais, têm uma prevalência, em São Paulo, de 38,69 por mil nascidos vivos.
De acordo com Vale, as principais consequências do uso álcool na gravidez para os bebês estão relacionadas à interferência da substância na formação do sistema nervoso central, que pode acarretar em prejuízos no desenvolvimento cognitivo e comportamental, microcefalia e anormalidades estruturais do cérebro. Além disso, podem haver dismorfias faciais, restrição de crescimento e outros defeitos congênitos, cardíacos e anomalias anatômicas renais. A SAF é a principal causa evitável de deficiência intelectual nos bebês.
Nesse contexto, o Simpósio tem como objetivo principal debater, de maneira interdisciplinar, os defeitos congênitos e o uso do álcool na gestação, além de conscientizar os profissionais e estudantes da Saúde sobre os riscos do consumo da substância durante a gravidez. A programação terá apresentações de trabalhos e conferências com especialistas renomados na área. O cronograma completo pode ser acessado na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2LVPXvP).
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico (https://curtaiptv.top/zjQ93); os valores e as instruções completas também estão no Facebook. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado.
O I Simpósio da LIGeM será realizado a partir das 19 horas do dia 31 de agosto, na sede da Unimed São Carlos, localizada na rua Vicente Pelicano, 945, no Jardim Dona Francisca, em São Carlos (SP). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ligemufscar@gmail.com.
LIGeM – A Liga é uma organização acadêmica vinculada ao Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e iniciou suas atividades em setembro de 2017. Orientado pela professora Débora Gusmão Melo, do DMed, o grupo foi fundado por alunos dos cursos de Medicina, Biotecnologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. O objetivo é propiciar aprofundamento no entendimento das doenças genéticas e dos defeitos congênitos, por meio de vivências relacionadas à Educação e aos cuidados em Saúde no âmbito individual, familiar e coletivo. A Liga desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa com a participação dos alunos dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Enfermagem, Gerontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Psicologia e Medicina da UFSCar. Mais informações sobre a Liga podem ser consultadas no Facebook (www.facebook.com/ligemufscar).