O uso otimizado e justificado da radiação ionizante em exames de imagens, com a proteção radiológica de pacientes, médicos e profissionais da radiologia é o tema do I Fórum de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, previsto para o dia 5 de julho, no auditório do CFM), em Brasília (DF). O encontro está com inscrições abertas, que podem ser feitas por meio do site Eventos CFM. ACESSE AQUI
O evento debaterá assuntos como o grande número de exames radiológicos não justificados no país, principalmente considerando o risco / benefício das aplicações da radiação ionizante, além da falta de otimização dos estudos na maioria dos centros radiológicos. O encontro contará com apresentações de representantes da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem do CFM, do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). Confira abaixo a programação preliminar:
I Fórum de Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Data: 05 de julho de 2019 Local: CFM
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
08h30 Credenciamento
09h00 – 10h00 Solenidade de Abertura
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina – CFM
Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da Associação Médica Brasileira – AMB
Aldemir Humberto Soares – Coordenador da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem do CFM
Alair Augusto Sarmet – Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR
Maria Perez – Organização Mundial da Saúde – OMS Graciano Paulo – Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS
10h00 – 10h30 Mesa Redonda 1: Justificação, otimização no contexto do Bonn Call for Action e problemas enfrentados
Justificação e otimização de exames radiológicos: como estamos procedendo no Brasil. Quanto avançamos desde as iniciativas globais como o Bonn Call for action?
Resumo: Discussão sobre o grande número de exames radiológicos não justificados no país, principalmente considerando o risco / benefício das aplicações da radiação ionizante e a falta de otimização dos estudos na maioria dos centros radiológicos.
Palestrantes: Alair Augusto Sarmet (CBR)
Simone Renha (IRD/CNEN)
Hilton Leão (Latin Safe)
10h30 – 11h00 Discussão
11h00 – 12h00 Mesa Redonda 2: Ações Nacionais e Internacionais
Educação dos profissionais de saúde (médicos e não médicos), dos pacientes e do público em geral sobre a aplicação da radiação ionizante em exames de imagem. Qual a situação atual quanto a disseminação do conhecimento nesta área no Brasil e no mundo? Resumo: Apresentação das deficiências de conhecimento da população geral sobre os riscos reais da radiação ionizante em exames de imagem, principalmente se ponderados os benefícios, justificando a existências de iniciativas globais para educação neste aspecto.
Palestrantes: Dolores Bustelo (Image Gently)
Monica Bernardo (Image Wisely)
Hilton Leão (LatinSafe) Pablo Jimenez
11h30 – 12h00 Discussão
12h00 – 13h00 Almoço
13h00 Mesa Redonda 3: Medicina Nuclear Medicina Nuclear e radiação ionizante: Quais as dificuldades e particularidades do método quando comparado a métodos mais convencionais como Tomografia e Radiografia?
Resumo: Panorama da medicina nuclear, focado em proteção, justificação e otimização dos exames, com comparações de particularidades com os outros métodos.
Palestrantes: Lidia Vasconcellos (IRD-CNEN)
Claudio Tinoco (SBMN)
13h30 – 14h00 Discussão
14h30 -15h00 Mesa Redonda 4: Regulação, Demandas e Perspectivas Pontos práticos e tomadas de decisões: Definição de documentos e normativas sobre o tema.
Resumo: Discussão sobre regulação e perspectivas futuras acerca da radiação ionizante, baseado no material exposto nas aulas preliminares.
Palestrantes: João Henrique de Souza (Anvisa)
Alair Sarmet (CBR) Simone Renha (IRD/CNEN)
15h00 – 15h30 Discussão
15h30 – 16h00 Encerramento
Aldemir Soares – Alair Sarmet