Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Livro orienta medidas de prevenção primária de doenças cardiovasculares

Um estilo de vida saudável por meio de orientação alimentar e atividade física adequada é a orientação do livro Prevenção Primária das Doenças Cardiovasculares, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). De autoria do cardiologista Antonio de Padua Mansur – professor da Faculdade de Medicina da USP e médico Assistente do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP – a obra detalha de forma objetiva e prática as mais recentes informações sobre prevenção primária das doenças cardiovasculares, principais causas de morte no Brasil.

Com linguagem acessível, são apresentados os principais fatores de risco associados a essas doenças (hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, dislipidemias, diabetes melito) e comorbidades relacionadas, como males decorrentes da poluição, da depressão, da disfunção erétil e dos problemas de saúde bucal. O livro é destinado sobretudo aos alunos de graduação na área da saúde humana, mas também ao público em geral interessado na prevenção das doenças cardiovasculares, notadamente a doença arterial coronária causada pela aterosclerose vascular.

De acordo com a publicação, a prevenção primária das doenças cardiovasculares é a intervenção de maior impacto na diminuição de eventos cardiovasculares, principalmente na redução do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular cerebral. Sendo assim, quanto mais intensa a prevenção primária, o cardiologista Antonio de Padua defende que “maior será o benefício para a população, e para que isso ocorra é necessário melhorar as competências sobre o tema, o que propiciaria um adequado aconselhamento visando a uma vida saudável.”

Prevenção Primária das Doenças Cardiovasculares faz parte do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino da Graduação com o Apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. A obra pode ser adquirida por meio do site da Editora da Universidade.

* Com informações da EDUSP