Votações pela internet para escolha de representantes dos médicos nas eleições para os Conselhos Regionais de Medicina podem ser uma realidade em breve. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda a viabilidade de realizar este tipo de votação nas próximas eleições do sistema conselhal.
“Começamos a avaliar esta possibilidade com bastante antecedência para garantir a segurança do processo”, informa o conselheiro Hideraldo Cabeça, 1º secretário do CFM, responsável por coordenar os estudos para implantação de votação pela web. No dia 4 (terça-feira), o tema foi tratado em reunião da qual participaram também Tatiana Bragança Della Giustina (2ª secretária); José Hiran Gallo (tesoureiro); Gleidson Porto (coordenador de Informática); e Allan Cotrim, representante da Coordenação Jurídica.
Para Hiran Gallo, a informatização das eleições trará economia para o sistema conselhal. “Nas últimas eleições tivemos despesas consideráveis com correios e pessoal. O uso da internet permitirá redução significativa dos custos globais, argumenta.
Agilidade – Em sua avaliação, essa mudança trará mais agilidade ao processo eleitoral, sem que a segurança seja prejudicada. “
Explica ainda, que serão licitadas uma empresa para o processo eleitoral, e outra para realizar a auditoria “, adiantou.
Na eleição pela internet, o eleitor deverá receber uma senha por e-mail (pessoal e intransferível) a ser utilizada no momento da votação. As eleições nessa modalidade já são realidade nos Conselhos Federais de: Administração (CFA), Contabilidade, Psicologia e Enfermagem.
“Há uma enorme demanda dos médicos para que adotemos eleições via internet, explica. O CFM iniciou o processo de avaliação da tecnologia, segurança, tempo de implantação, projeto, custo e aplicabilidade. Finalizada essa etapa, um relatório será apresentado para orientar futuras deliberações, que deverão ser avaliadas pelo plenário da autarquia.