Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe se reúne com Secretário de Saúde para discutir problemas no HUP e HR

Durante a manhã dessa quinta-feira (09/12) o presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos e Mário Jorge Lobo, se reuniram com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, as secretária executivas: Cristina Mota, Fernanda Tavares e Ricarda Samara, além do vice-presidente do Simepe Walber Steffano na sede da Secretaria de Saúde, no bairro do Bongi, com objetivo de discutir pontos de melhorias relacionados ao Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), conhecido como Hospital da Tamarineira que é referência no tratamentos de doenças psiquiátricas, e o Hospital da Restauração.   

O presidente do Cremepe apontou problemas que foram relatados durante a fiscalização que ocorreu no dia 22 de setembro no Hospital Ulysses Pernambucano. Na ocasião, foram constatados problemas de superlotação da emergência, desfalques na escala médica e dificuldade de referenciar pacientes para outros municípios. 

O secretário André Longo constatou a necessidade de um novo hospital de urgência psiquiátrica no Estado com necessidades de internamento rápidos, mesmo que sejam de curto prazo para atender a demanda de pacientes com transtornos psiquiátricos. Entretanto, de maneira emergencial, o Secretário informou que será encaminhada à engenharia da secretaria para adequação da estrutura hospitalar.

Também foram discutidos pontos a respeito da estrutura precária dos Centros de Atenção Psicossocial ‘’Esse modelo de atenção psiquiátrica centralizada de emergência não deveria acontecer, os CAPS deveriam ser 24 horas, com estruturas que dessem conta de realizar os atendimentos nos municípios. A rede de saúde mental não supre as demandas necessárias para suportar todos os pacientes’’, pontuou Longo. 

Na oportunidade, o grupo também discutiu as necessidades identificadas no Hospital da Restauração (HR). De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)  Walber Steffano a unidade tem problemas estruturais, há necessidade de mais leitos de retaguarda especificamente para neurologia clínica com leitos qualificados.