Na noite da última sexta-feira (14/10), o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Jorge Lobo, e o 1• Secretário, André Dubeux, participaram da abertura do I Congresso Pernambucano de Clínica Médica, no auditório do Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O objetivo do congresso foi discutir as experiências e atualidades das doenças mais importantes relacionadas a Clínica Médica e teve como público alvo clínicos, estudantes e residentes de Pernambuco e redondezas.
O vice-presidente do Cremepe, Mario Jorge Lobo, ponderou a importância da criação do congresso e a influencia que a especialização tem na medicina pernambucana. “Como é belo esse congresso. Como é importante a coragem e o resgate. De se disponibilizar fazer uma clínica médica que foi absolutamente pujante e relevante no cenário nacional. E a gente vê tantas partes novas, tantas partes escritas desse congresso, é alegria imensa do Conselho Regional de Medicina (de Pernambuco) estar fazendo parte dessa história”, disse Mario.
O presidente da Sociedade Pernambucana de Clínica Médica (SPCM), Marcus Villander, discursou sobre a importância do congresso para que a SPCM se torne sociedade científica. “Quando nós montamos a Sociedade Pernambucana de Clínica Médica nós tratamos metas. E nesse primeiro ano, a gente vai fortalecer a sociedade como sociedade científica, que é o nosso principal papel, e acho que esse congresso consolida essa primeira fase”, disse Villander.
O congresso obteve mais de 900 inscrições e aconteceu do dia 14 a 16 de outubro. Além dos representantes do Cremepe, estiveram presentes a vice presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Ana Carolina Tabosa, e a 1ª vice presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Maria do Carmo Lencastre.