Foi realizada, na noite desta sexta-feira (18/10), a outorga da 54ª Medalha de São Lucas, em comemoração ao Dia do Médico 2024. Na solenidade, as Entidades Médicas de Pernambuco: Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), e a Academia Pernambucana de Medicina (APM), condecoram o médico Anderson da Silva Araújo e as médicas Ana Maria Campos Van Der Linden, Maria Gilma Cavalcanti Madeira Campos e Sandra da Silva Mattos.
A presidente em exercício do Cremepe, Claudia Beatriz, compôs a mesa solene juntamente aos demais representantes das Entidades e instituições: Bento Bezerra (AMPE); Hildo Azevedo (APM); Ana Carolina Tabosa (Simepe); Tadeu Calheiros (FMB); Eduardo Jorge (CFM); Petrus Moura de Andrade Lima (Secretaria de Saúde de Pernambuco); Mario Fernando Lins (CEHM – PE) e Flávio Juvenal (FECEM).
Este ano, a solenidade foi comandada pela presidente em exercício do Cremepe, Claudia Beatriz, que destacou em seu discurso a importância da outorga no reconhecimento de importantes figuras da medicina pernambucana. Criada em 1969, a Medalha São Lucas é entregue todo mês de outubro pelas Entidades. A honraria tem por objetivo reconhecer médicos que são exemplos de excelência profissional e ética na medicina pernambucana, e ganham destaque por seus aportes à saúde do Estado.