O Novembro Azul é uma campanha mundial voltada para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Durante o mês de novembro, várias ações são realizadas buscando educar os homens sobre a importância de fazer exames preventivos.
A principal forma de obter a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. É fundamental realizar o exame de toque retal, que permite ao médico analisar alterações na próstata, e realizar o exame de PSA (antígeno prostático específico).
É importante que os homens estejam atentos aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de próstata. Na fase inicial, pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são:
· Dificuldade de urinar;
· Demora em começar e terminar de urinar;
· Sangue na urina;
· Diminuição do jato de urina;
· Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Um dos objetivos da campanha é reduzir o preconceito em torno do exame de toque e incentivar os homens a cuidarem melhor da própria saúde. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Além dos exames, é importante adquirir bons hábitos e um estilo de vida com atitudes mais saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e fazer acompanhamento médico. O autocuidado deve ser prioridade em todas as fases da vida.