O Dezembro Laranja é uma campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população sobre o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. O mês de dezembro foi escolhido pela SBD, por ser um mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul e a iniciativa destaca a importância de adotar hábitos preventivos no dia a dia, como o uso de protetores solares, chapéus, óculos escuros com proteção UV e roupas adequadas para minimizar os danos causados pela radiação solar.
A exposição solar excessiva, especialmente sem proteção, é o principal fator de risco para o câncer de pele. Por isso, a campanha incentiva práticas simples e eficazes, como evitar o sol entre 10h e 16h e realizar auto exames regularmente.
Os principais sintomas do câncer de pele são: surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Caso perceba qualquer um dos sinais ou sintomas, é indispensável procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) mais próximo. O diagnóstico precoce pode salvar vidas, garantindo tratamentos menos invasivos e melhores resultados.