Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fenam divulga nota de apoio aos médicos residentes

A FENAM divulgou nota oficial em apoio à greve nacional dos médicos residentes. No documento, redigido durante reunião da diretoria executiva, realizada no Rio de Janeiro, a Federação classifica como vitorioso e justo o movimento deflagrado pelos residentes em todo o país, no último dia primeiro, para reivindicar aumento de 53,7% no valor da bolsa-auxílio, que hoje é de R$ 1.474,19 e está congelado desde 2001.

Abaixo, a nota na íntegra

NOTA OFICIAL

A Federação Nacional dos Médicos, instância maior do movimento sindical médico brasileiro, reunida em sua executiva, nos dias 09 e 10 de novembro de 2006, analisando o já vitorioso movimento nacional de médicos residentes, que tem levado às ruas milhares de jovens médicos em manifestações por todo o país nos últimos dias, vem, mais uma vez, se irmanar com suas justas reivindicações e, sobretudo, alertar o Governo Federal e o Parlamento brasileiro para o urgente atendimento de suas reivindicações e a completa normalização das atividades da residência médica no Brasil, bem como a regularização do atendimento à população.

A formação dos médicos residentes não pode sofrer interrupção, assim como o gigantesco serviço prestado por esses médicos em todas as unidades de saúde do País.

Diante do movimento, a Federação Nacional dos Médicos considera:

1 – é premente a aprovação de um substancial aumento dos valores atualmente pagos a esses colegas médicos, sob a forma de bolsa-auxílio, que se encontra congelada há cinco anos.

2 – que a Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR – é a entidade legal que deve representar, juntamente com o apoio do movimento sindical médico brasileiro e demais entidades médicas, o conjunto dos médicos residentes do Brasil.

3 – que é necessária a imediata unificação total do movimento nacional, que deve ser dirigido por um comando de greve que represente o conjunto dos 17.823 médicos residentes do Brasil, com delegados de todos os estados do País e com a participação e o apoio das entidades médicas nacionais. Todos devem se unir em prol de objetivos comuns. Para tal, a FENAM e os sindicatos de médicos têm, permanentemente, se colocado ao lado e à disposição dos colegas residentes visando ao avanço e às conquistas de todas as melhorias necessárias à residência médica. Todas as iniciativas da FENAM e dos seus sindicatos de base têm unicamente esse objetivo e sentido maior.

4 – Finalmente, a FENAM conclama todos os médicos brasileiros, o conjunto de seus sindicatos filiados e todas as associações estaduais de médicos residentes a se unirem neste momento em torno da defesa da residência médica. A FENAM também vem se posicionar contra qualquer ameaça de represália à justa greve nacional dos médicos residentes e reafirmar seu constante combate às formas de precarização do trabalho médico e a sua incessante luta pela qualificação da formação médica no Brasil.

Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2006

Diretoria Executiva
FENAM

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FENAM.