No mês de agosto é celebrado o Agosto Dourado, campanha dedicada à conscientização da importância e estímulo ao aleitamento materno. A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. Além disso, o nome faz alusão à “hora de ouro”, primeira hora da mãe com o recém-nascido, que tem a finalidade de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto.
O objetivo da campanha está em informar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno, incentivando as mães a amamentarem seus bebês exclusivamente com o leite materno até os 6 meses de idade. Ademais, a OMS recomenda que mesmo após a introdução de alimentos sólidos, a amamentação siga sendo realizada até, pelo menos, os 2 anos de idade.
Faz parte do escopo da campanha, oferecer suporte emocional e prático para as mães que amamentam, por meio de redes de apoio e campanhas educativas, além de garantir que as mães tenham o direito e o apoio necessários para amamentar, seja no ambiente de trabalho, em espaços públicos ou em casa.
É através do aleitamento que os bebês recebem os anticorpos da mãe e proteção contra várias doenças, reduzindo também o risco da criança desenvolver uma série de comorbidades na vida adulta. Os benefícios da amamentação se estendem às mães que também são protegidas durante esse período, reduzindo as chances de sangramento pós-parto; o desenvolvimento de anemia e a incidência do câncer de mama, ovário e endométrio, ajudando ainda a promover um vínculo emocional entre essa mãe e o bebê, devido ao contato físico e à liberação de hormônios como a ocitocina.
Durante a fase da amamentação é importante que a mulher se alimente de forma saudável, mantendo uma alimentação variada, equilibrada e sem dietas restritivas que são hábitos indispensáveis para a saúde materna. Não há evidências sobre alimentos que aumentem a produção do leite, mas há hábitos que podem ser adotados para que haja uma produção maior, como não limitar a frequência em que o bebê irá mamar, tomar bastante líquido, dormir bem e descansar enquanto o bebê também dorme.